De volta do II Terra Madre Brasil

(Foto: Neide Rigo)

O Terra Madre Brasil é um encontro nacional promovido pelo Slow Food que reúne gente das cinco regiões do país. Entre 19 e 22 de abril de 2010 estiveram presentes em Brasília centenas de pessoas ligadas às questões do alimento, entre pesquisadores, cozinheiros, jornalistas, associados do Slow Food e representantes de diversas comunidades de agricultores, pescadores e coletores.

Volto do encontro com a alma lavada, depois de encontrar com tantas pessoas que desenvolvem projetos tão bacanas por esse Brasil a fora. Foi um enorme prazer participar e poder contribuir com o evento e o fortalecimento da Rede Terra Madre. As discussões foram altíssimo nível culminando no encerramento com a fala de Carlo Petrini que é o fundador e presidente do Slow Food. Espero que em breve a transcrição da palestra dele e/ou o vídeo estejam disponíveis na internet para todo mundo ver.


(clique na imagem para ampliar)

Uma ótima notícia foi a que 200 pessoas se associaram ao Slow Food durante o evento. Como o Slow Food é uma associação, ele se fortalece a cada novo associado (e boa parte das atividades desenvolvidas pelo movimento são financiadas com o dinheiro da associação, que custa apenas R$15 ao ano). Bonito ver que mais gente do Brasil está juntando força aos mais de 100 mil associados do Slow Food ao redor do mundo.

Saiba um pouco do que aconteceu durante o Terra Madre:

A programação do Terra Madre teve três partes:

1 – Durante as manhã e tardes, aconteceram debates e oficinas, sobre temas como biodiversidade alimentar, Identidade territorial, agricultura familiar, empreendedorismo, consumo consciente, culinária como Patrimônio Cultural, Acesso aos mercados, Turismo rural, alimento nos rituais; além de degustações de produtos do Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia

2 – Em paralelo acontecia a Feira da Identidade Familiar, onde as comunidades de produtores e algumas etnias ligadas à rede Terra Madre Brasil, apresentam seu ofício, por meio da cultura alimentar e do artesanato. Também terá a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelo Slow Food

3 – A programação cultural aconteceu durante as noites, com shows de músicos das comunidades do alimento, como: Forró do Umbu, Carroça de Mamulengos, Coral Guarani e Bumba meu Boi do seu Teodoro.

A rede mundial Terra Madre existe desde 2004, foi criada a partir do encontro promovido pelo Slow Food em Turin (Itália) que reuniu milhares de comunidades do alimento de todas as partes do planeta. Desde aquele ano, o Slow Food realiza a cada dois anos o Terra Madre, sempre em Turin. No ano de 2007 aconteceu o primeiro encontro nacional do Terra Madre fora da Itália, e foi justamente aqui no Brasil, reunindo as pessoas conectadas à rede brasileira do Terra Madre e diversas pessoas relacionadas ao Slow Food.

Mas o que é Slow Food?
É uma associação internacional fundada na Itália, em 1989 e que hoje está presente em mais de 150 países. O Slow Food defende a valorização das tradições culinárias, o fortalecimento dos mercados locais, a origem dos alimentos, o sabor e o prazer na alimentação.

Dos muitos conceitos envolvido ao Slow Food, duas idéias ajudam a entender o que é o movimento:

Bom, limpo e justo
Segundo o Slow Food, um alimento de qualidade tem que ser Bom, limpo e justo, ou seja: Bom, deve ser saboroso, Limpo, que respeita os ecossistemas e o ambiente e Justo, do ponto de vista da justiça social nos ambientes de produção e de comercialização (que envolve por exemplo uma remuneração justa ao produtor).

Co-produtor
Quem consome também participa da cadeia de produção do alimento, já que com as suas escolhas de consumo você pode estimular a produção agrícola sustentável, dessa forma, o consumidor se torna co-produtor.

Neste catálogo vocês encontram textos sobre o Slow Food, a Rede Terra Madre e projetos de proteção à Biodiversidade e também encontram informações e contatos sobre os grupos de pessoas que estiveram no evento.

E para complementar, uma coletânea de textos, vídeos e fotos publicados sobre o Terra Madre e a passagem do Carlo Petrini pelo Brasil:

Terra Madre Brasil

Paladar – Estadão:
Entrevista com Carlo Petrini

Correio Braziliense:
Slow food reúne em Brasília produtores, cozinheiros, pesquisadores e líderes do movimento

Come-se:
Terra Madre Brasil – Começou
Terra Madre Brasil 2010 – segundo dia

Terra Madre Brasil 2010 – terceiro dia

Terra Madre Brasil 2010 – encerramento

Terra Madre Brasil 2010 – Coral Guarani

O lixo do Terra Madre ou A revolução dos baldinhos

Nós Consumimos:
Vamos consumir com consciência!
Feira é só de dia

Um bom pedaço de Terra (Madre)

Tchau, Terra Madre!

O Slow Food e a diversidade, em Brasília

Alimento pra pensar:
II Terra Madre Brasil está começando
Tributo ao Terra Madre

Malagueta:
Capital nacional da Biodiversidade Alimentar
Fotos no Flickr

Site do Terra Madre Brasil:
Cerimônia de Encerramento + trechos da palestra do Petrini
Propostas práticas apresentadas durante o evento

Carlo Petrini no Entre Estantes & Panelas (Livraria Cultura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *