Exposição em Brasília faz abordagem crítica e poética da cidade

Poro inaugura exposição na Galeria Fayga Ostrower – Complexo Cultural Funarte Brasília. Abertura será no dia 13/dez/2012, quinta, às 19h.

A exposição Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio], do Poro – formado pelos artistas Marcelo Terça-Nada e Brígida Campbell, apresenta observação subjetiva da capital federal. A abertura será no dia 13/12, às 19h, na Galeria Fayga Ostrower (Complexo Cultural Funarte). A exposição foi contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise.

A dupla, que trabalha com o objetivo de levantar questões sobre os problemas da cidade por meio de ocupações poéticas dos espaços, apresenta nesta exposição  fotografias, instalações, impressos, múltiplos e proposições inéditas. As obras que compõe a mostra foram criadas a partir de andanças pela cidade, com olhares voltados para situações do cotidiano e especificidades de Brasília.

Na série “Outros setores para Brasília”, por exemplo, os artistas brincam com a maneira que a capital federal é divida e sugerem que novos setores sejam criados, tais como “Setor de Picnic”, “Setor de Ócio” e “Setor de Imaginação” – numa crítica a configuração utilitarista do centro político do país. Placas com o mesmo modelo utilizado para a sinalização urbana serão distribuídas pela cidade e na galeria.

“Os trabalhos se referem a recortes da paisagem, leituras gráficas da cartografia. São fruto de quem caminha pela cidade e se depara com situações ora simples, ora inusitadas. Passantes que têm seu olhar desviado pelo estranhamento em relação a outras experiências de cidade”, diz Marcelo.

Os artistas acreditam que a exposição não busca uma leitura definitiva nem têm a pretensão de abranger toda a cidade. A proposta é tentar ressignificar alguns de seus fragmentos. A série “Paisagens escritas” apresenta este conceito: no lugar de fotos turísticas presentes nos tradicionais cartões postais, foram confeccionados oito postais com frases do tipo “grandes gramados áridos”, “perspectivas que alongam” e “geometria ladrilhada”.

Também estará na exposição uma série de grandes cartazes, com abordagens poéticas de circunstâncias do dia-a-dia de Brasília. Impressos em offset no formato 70x50cm, os cartazes trazem cenas da cidade. “Conseguimos perceber que a cidade resiste a uma monumentalidade e buscamos essas pequenas experiências. Pensamos em como materializar essas situações e optamos pelas ilustrações por ser mais genérico que fotografia ou vídeo”, explica Brígida. Os cartazes e os postais serão distribuídos gratuitamente durante a mostra.

Sobre o Poro

O Poro é uma dupla formada em Belo Horizonte, por Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!. Atua desde 2002 na realização de intervenções urbanas e ações efêmeras que buscam estabelecer relações diretas com a cidade e todo seu universo comunicacional e simbólico, construindo situações que fogem do uso rotineiro do espaço público. No Brasil, o Poro realizou intervenções e participou de eventos, exposições e debates em diversas cidades de doze estados (MG, RJ, SP, BA, PR, SC, RS, CE, ES, RO, MT e PE). Participou também de eventos na Espanha, Áustria, Eslovênia, Holanda e Índia. Em 2011 foi publicado o livro “Intervalo, Respiro, Pequenos deslocamentos” sobre o Poro e suas obras. A publicação foi premiada pelo programa Brasil Arte Contemporânea, da Fundação Bienal de São Paulo e do Ministério da Cultura. Saiba mais em: www.poro.redezero.org

Serviço

A exposição BRASÍLIA: (CIDADE) [ESTACIONAMENTO] (PARQUE) [CONDOMÍNIO], do Poro, abre em 13/12/2012, às 19h, na Galeria Fayga Ostrower (Complexo Cultural Funarte  –  Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília/DF). Entrada franca. Visitação:  14/12 a 21/01/2013, de segunda a domingo, das 9 às 21h.

Lançamento do catálogo e conversa com os artistas: 19/01/2013, sábado, às 10h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *