Vírgula-imagem ::: Marcelo Terça-Nada!

26.11.12

Ferrovias de Minas são tema de livro e exposição fotográfica

por Marcelo Terça-Nada!


(clique na imagem para ampliar)

O livro de fotografias e exposição VAIEVEM reúnem ensaios visuais do Poro, Cao Guimarães, Claudia Tavares, Francilins, João Castilho, Monica Mansur, Pedro Motta e Rosangela Rennó. Esses artistas e fotógrafos fizeram suas leituras das ferrovias de Minas e o resultado é apresentado em publicação impressa que será lançada no Rio (29/11) e em BH (15/12) e numa exposição em Juiz de Fora (12/12/12 a 13/1/13).

Poro fez um ensaio fotográfico a partir da ideia de abandono causado pela opção do Brasil em priorizar o modelo de rodovias em detrimento das linhas ferroviárias. Foi nossa homenagem à memória recente dos trens que deixaram de circular e das linhas e trilhos por onde passavam.

Depois de passar pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, o projeto de livro de fotografia Vaievem, organizado pelas artistas visuais cariocas Monica Mansur e Claudia Tavares, completa a trilogia de publicações com uma edição dedicada a Minas Gerais. Os livros foram publicados pela Editora Binóculo

Saiba mais sobre os lançamentos e a exposição:

Rio de Janeiro – o pré-lançamento do livro VAIEVEM será no Rio de Janeiro/RJ, na Livraria Argumento Leblon, dia 29 de novembro de 2012 às 19h.

Belo Horizonte – o lançamento do livro VAIEVEM em Belo Horizonte/MG, acontece na Livraria Scriptum, no sábado 15 de dezembro ao meio dia.

Juiz de Fora – Exposição VAIEVEM em Juiz de Fora/MG, na Galeria Arlindo Daibert – Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, de 12 de dezembro de 2012 a 13 de Janeiro de 2013.

Sobre o projeto VAIEVEM

VAIEVEM é uma publicação que pretende revelar, em imagens fotográficas, diferentes olhares sobre a vida que corre no universo do mapa ferroviário dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, com um livro editado para cada estado.

Para cada edição, fotógrados e escritores foram convidados. Cada fotógrafo estabeleceu sua própria marca, utilizando suas técnicas pessoais em ensaios específicos nos quais a paisagem natural e urbana serviu de inspiração para narrativas, fantasias e até brincadeiras. Costurando as imagens, o leitor encontrará textos de diferentes escritores, poetas e cronistas. Cada escritor convidado recebeu um bloco diferente de imagens, sem identificação dos autores. A proposta foi que cada um escrevesse livremente, a partir apenas da experiência produzida pelas fotografias.

Percurso do olhar, um vaievem, em que um olha de cá e o outro olha de lá. O olhar se encontra na plataforma, no trem, na estação; e se encontra nas gentes, nas máquinas, nas minúcias… na sombra, no sol, no horizonte de trilhos paralelos. Imagens alegres, dinâmicas, dramáticas, instigantes e oníricas. Imagens fotográficas!

Para saber mais:
www.poro.redezero.org
www.binoculoeditora.com.br

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Obrigatório

Obrigatório, (não aparecerá no site)

Algumas tags de HTML permitidas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Trackback this post  |  Inscreva-se para acompanhar os comentários via RSS Feed

<< Texto anterior: Paulo Bruscky na EXA (BH)
Próximo texto: Funarte de Brasília recebe exposição do Poro >>



© Copyleft 2016 Vírgula-Imagem :: Marcelo Terça-Nada. Alguns direitos reservados.
Feito e mantido com o software livre WordPress . Obrigado pela visita! Fazer login