Vírgula-imagem ::: Marcelo Terça-Nada!

14.10.13

Nova edição da Revista da UFMG reúne abordagens transversais sobre as cidades

por Marcelo Terça-Nada!

texto de Ana Rita Araújo

A Arte, a filosofia e a política na cidade é o tema do debate que marca o lançamento da vigésima edição da Revista da Universidade Federal de Minas Gerais. O debate e lançamento acontecem na terça-feira 15/10/2013, às 10h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha/UFMG, e reúne o crítico e historiador de arte Frederico Morais e os professores Jacyntho José Lins Brandão (UFMG) e Luiz Werneck Vianna (PUC-Rio).

Nas 357 páginas desta edição, a Revista aborda o tema Cidades por meio de 18 textos – 15 artigos, manifesto, poema e entrevista. Também traz, pela primeira vez ao público de língua portuguesa, dois trabalhos de grande repercussão internacional: o texto Para além de postmetropolis, do geógrafo americano Edward Soja, publicado anteriormente na revista Urban Geography; e Construir a cidade genérica, do filósofo espanhol Francisco Jarauta, publicado na Salamanca: Revista de Estudios. A entrevista desta edição é com Frederico Morais, um dos mais reputados organizadores de exposições e eventos artísticos do país. O Poro escreveu um manifesto que será publicado na Revista.

Por definição da comissão editorial, o lançamento conta com a presença de autores de artigos e terá mesa-redonda com especialistas que trazem outras perspectivas a respeito do tema da edição. Segundo o editor, professor João Antonio de Paula, a intenção, com o debate, é dar mais ênfase a aspectos que, de algum modo, estão refletidos nos textos, além de destacar o papel da Universidade na reflexão e na repercussão de problemáticas relevantes como as abordadas na Revista. “Mais do que nunca, as principais questões da vida contemporânea são vividas na cidade”, comenta.

Relançada em dezembro de 2012, depois de interrupção de mais de 40 anos, a Revista inaugurou a sua atual fase editorial com número dedicado ao corpo. Nesta nova etapa de sua trajetória, a Revista se dedica a desenvolver, a cada edição, um tema específico que permita abordagens transdisciplinares, reservando espaço fixo para abrigar uma entrevista e artigos de autores estrangeiros significativos. Até 31 de outubro, a publicação receberá propostas de manuscritos para sua terceira edição (volume 20, nº 2), que abordará o tema Água. “O importante é que os assuntos tratados sejam transversais e consigam mobilizar olhares diferenciados, como os da própria Universidade”, explica João Antonio de Paula.

O número a ser lançado no próximo dia 15, por exemplo, conta com a contribuição de 21 autores de diversos campos do conhecimento, como filosofia, arquitetura, geografia, psicologia, artes e cultura, letras, literatura, economia política, engenharia, urbanismo, planejamento regional, antropologia, sociologia e história da arte. Cinco autores são da UFMG, e os outros, ligados ou oriundos de instituições dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. De acordo com a professora Heloisa Costa, do Instituto de Geociências, integrante do conselho e editora-executiva da Revista, a publicação tem como proposta reunir intelectuais, artistas, autores e pesquisadores de referência na área, e está aberta também à contribuição de estudantes e a demais autores interessados na temática das cidades.

Segundo reconstituição histórica feita por João Antonio de Paula, a publicação surgiu como relatório das atividades e decisões de congregações e conselhos, com periodicidade irregular. Até os anos 1950, podem ser encontrados poucos artigos acadêmicos em apenas alguns números. Nessa mesma década, a Revista ganhou novo perfil, com mudança editorial que conferiu a ela caráter de publicação científica.

A edição 19 da Revista UFMG, que abordou o tema “Corpo” está disponível on-line no endereço: www.ufmg.br/revistaufmg/volumes/19

Em breve a edição 20 também estará disponível na web.

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Obrigatório

Obrigatório, (não aparecerá no site)

Algumas tags de HTML permitidas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Trackback this post  |  Inscreva-se para acompanhar os comentários via RSS Feed

<< Texto anterior: Tarifa Zero BH: lançamento da campanha e ocupação
Próximo texto: Poro lança a publicação “Anexo de textos” >>



© Copyleft 2016 Vírgula-Imagem :: Marcelo Terça-Nada. Alguns direitos reservados.
Feito e mantido com o software livre WordPress . Obrigado pela visita! Fazer login