Vírgula-imagem ::: Marcelo Terça-Nada!

18.10.12

Slow Food promove o encontro mundial Salone del Gusto & Terra Madre 2012

por Marcelo Terça-Nada!


Se o vídeo não estiver aparecendo, clique aqui

Entre 25 e 29 de outubro, em Turim, na Itália, acontece a edição 2012 do encontro internacional do Salone del Gusto e das comunidades do alimento de Terra Madre, onde estarão reunidas a extraordinária diversidade de alimentos de todos os continentes, pequenos produtores e artesãos que seguem os princípios do bom, limpo e justo no mundo inteiro.

Durante o Salone del Gusto e Terra Madre, os visitantes poderão escolher entre mais de 100 Oficinas do Gosto e os eventos: Encontros com o Autor, com degustações apresentadas por especialistas internacionais; o Teatro do Gosto, onde chefs prepararão pratos de autoria própria para a degustação do público; Encontros à Mesa com chefs famosos do mundo inteiro; e o espaço Enoteca, com mais de 1.200 rótulos de vinho. 

Pela primeira vez, o Salone del Gusto e Terra Madre serão realizados como um evento único e totalmente aberto ao público. O objetivo do novo formato é promover o mais importante evento internacional dedicado ao alimento, capaz de unir o prazer do gosto à responsabilidade e ao respeito pelos produtores e pelo meio ambiente.

As Comunidades do Alimento de todo o mundo estarão presentes no Salone del Gusto e no Terra Madre, muitas delas com estandes na área do Mercado, onde poderão apresentar seus produtos, contando a história de suas atividades. A área receberá cerca de 1.000 expositores de 100 países. Vindas da África, América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, mais de 350 Fortalezas serão mais uma vez as estrelas do evento, oferecendo queijos, carnes curadas, peixes, pães, doces, grãos, mel, frutas e verduras de 50 países diferentes.

Três pavilhões do Centro de Exposições Lingotto serão dedicados à Itália, enquanto a Oval Olympic Arena receberá os produtores dos cinco continentes. Áreas especiais servirão pratos regionais italianos, enquanto os cozinheiros do Terra Madre prepararão especialidades étnicas e comidas de rua destacando a diversidade das tradições gastronômicas de todo o mundo.

Direito ao alimento, grilagem, Política Agrícola Comum da União Europeia, a ligação entre saúde e alimento, mudanças climáticas e bem‐estar animal são apenas alguns dos temas ligados ao sistema de produção alimentar que serão discutidos em mais de 40 Conferências.

“Salone del Gusto e Terra Madre 2012 representarão um momento decisivo para as milhares de pessoas reunidas para debater o futuro do alimento em Turim,” declarou Carlo Petrini, presidente do Slow Food. “As nossas escolhas diárias e a comida que botamos em nosso prato determinam o futuro do meio ambiente, da economia e da sociedade e, mais do que nunca, é essencial que a voz coletiva se faça ouvir neste mês de outubro e que nos tornemos parte ativa na resolução dos problemas que afetam a Terra e a comunidade global.”

Saiba mais: http://salonedelgustoterramadre.slowfood.com

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Obrigatório

Obrigatório, (não aparecerá no site)

Algumas tags de HTML permitidas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Trackback this post  |  Inscreva-se para acompanhar os comentários via RSS Feed

<< Texto anterior: Carnaval também é política
Próximo texto: A Centralidade do Alimento – publicação gratuita sobre o direito à alimentação >>



© Copyleft 2016 Vírgula-Imagem :: Marcelo Terça-Nada. Alguns direitos reservados.
Feito e mantido com o software livre WordPress . Obrigado pela visita! Fazer login