Slow Pack 2014: prêmio de embalagem sustentável

slowpack2014

O prêmio Slow Pack foi criado pelo Slow Food para incentivar embalagens sustentáveis do ponto de vista ambiental e social. O prêmio acontece dentro do Salone Internazionale del Gusto, um evento que reúne a cada dois anos em Turim (Itália) mais de 900 produtores de alimentos gourmet de todo o mundo.

O Slow Pack 2014 premiou as cinco melhores embalagens do Salone del Gusto. O escritório brasileiro DoDesign-s venceu a categoria “Comunicação da qualidade do produto através da embalagem” com o design da Cerveja artesanal ExperimentoBeer Saison Murici. Segundo a Fundação Slow Food para a Biodiversidade, o design da ExperimentoBeer foi inovador na forma como o produto oferece informação de alta qualidade de uma maneira fácil de ler. O rótulo tem as coordenadas geográficas da origem do fruto usada na receita e possui um QRcode – permitindo que os consumidores tenham informações sobre a cerveja, a comunidade de produtores do fruto e sobre o bioma de origem.

A ExperimentoBeer Saison Murici é uma parceria entre:

  • ExperimentoBeer desenvolve receitas de cervejas artesanais/especiais e cria soluções para utilização de frutas nativas e especiarias como ingredientes de cervejas. www.experimentobeer.com
  • DoDesign-s faz design sobre medida e couching para produtos gourmet e fair trade desde 2003. Construiu o relacionamento entre as comunidades e a ExperimentoBeer e criou o conceito e o design dos rótulos das cervejas. www.dodesign-s.com.br
  • APA-TO – Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins é uma associação que reúne agricultores familiares e comunidades tradicionais do estado do Tocantins. O Murici é coletado no Bioma Amazônia entre os rios Araguaia e rio Tocantins.

O resultado dessa parceria é um produto sofisticado com sabor da biodiversidade brasileira e garantia de sustentabilidade social. A ExperimentoBeer enviou para o Salone del Gusto também a Cerveja Saison Umbu, produzida em parceria com a Coopercuc.

Além do Slow Pack, em 2013 a DoDesign-s ganhou o Prêmio Prata APEX/ABRE da Embalagem Brasileira e em 2009 o escritório foi indicado ao prêmio Ashoka ChangeMakers.

Saiba mais sobre o Slow Pack 2014:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *