Você tem um blogue? Use trackback e viva a discussão!

Está rolando a maior discussão saudável sobre a blogosfera brasileira… Tem vários questionamentos e reflexões publicadas em diversos sites: aqui, aqui , aqui, aqui, aqui, aqui (cada um com links para outros e assim por diante)

Propostas muito legais estão surgindo. Quero destacar aqui três delas:

-> Meme: Eu quero blogonversar!, do Fábio Seixas. Que propos que os blogueiros publiquem um post com os endereços dos blogues com quem quer conversar. É post convite. Um jeito legal de criar novas conexões…

-> A do uso de Trackbacks, que, como explicou muito bem, o Elcio é um uma excelente ferramenta para promover a conversação entre blogues. O texto dele está ótimo, se você tem blogue, não deixe de ler: “Danilo Medeiros precisa de trackbacks, e você também”

-> E a de oferecer a opção dos leitores acompanharem os comentários por email. Alguém deixa um comentário, se o comentário for respondido ou outra pessoa comentar, um email é enviado, estimulando que ela volte e veja a resposta e/ou deixe um novo comentário. Estimulando a dscussão entre todas as pessoas, blogueiros ou não. Há um plugin para o WordPress fazer isso, o SubscribeToComments, é só instalar, ativar e configurar: http://txfx.net/code/wordpress/subscribe-to-comments/

Quando eu tiver um tempinho maior, vou escrever minhas opiniões/sugestões sobre a blogosfera de forma mais elaborada aqui… Enquanto isso, aí vai minha lista de blogues…

Quero blogonversar com:

Blogonverso com:

15 comentários sobre “Você tem um blogue? Use trackback e viva a discussão!

  1. Pingback: InterNey.Net
  2. Thereza Dantas disse:

    Olá Marcelo

    Gostei dos comentários sobre a ausência de diálogo. Credito o silêncio a falta de conhecimento da mídia, são tantas as ferramentas que muita gente fica perdida. De qq forma é uma bandeira a ser levantada, até pq no Brasil de hoje é cada vez mais importtante o diálogo ao invés do monólogo reinante…
    Um grande abraço

  3. Marcelo Terça-Nada! disse:

    Olá pessoal,
    Valeu pela visita e pelos comentários! Escrevi mais uma nota sobre a blogosfera, depois dêem uma olhada: http://virgulaimagem.redezero.org/de-link-em-link-e-que-se-constroi-uma-rede/

    Tereza e Monthiel: Vamos trocando figurinhas… Essa movimentação toda na blogosfera está muito interessante e acho que vão sair coisas positivas…

    Eleonora: Legal o seu blogue! Você continua fazendo altas coisas bonitas, eim!?

    abraços,
    marcelo

  4. julius disse:

    ops Marcelo. Boa matéria. E acredito que essa postura de apenas assistir às coisas está por todos os lugares. Veja como anda nosso país, será que não andamos esperando um super-herói que resolva tudo por nós?
    abraços

  5. Bardo disse:

    Só um complemento… Quem não tem como ter Trackback (o programa não oferece mesmo o serviço, o serviço de blog é gratuito e não dispõe desses recursos, etc) pode usar o HaloScan (post sobre).

  6. sRg_andrade disse:

    de fato, o que falta são leitores…
    penso q o interessante dos blogs é justamente a rede q ele pode criar. Psoas diversas, interesses comuns e diálogo. Vejo q essa porta aqui pode ampliar nossas teias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *