Pedregulho: Residência Artística e grupo de estudos

projeto-pedregulho
(clique na imagem para ampliar e ver a programação)

O primeiro encontro de trabalho do projeto Pedregulho – Residência Artística, acontecerá no fim de semana dos dias 17 e 18 de outubro de 2009no Conjunto Habitacional do Pedregulho, em São Cristovão, Rio de Janeiro – Brasil.

Será um grupo de estudos sobre a toda a simbologia do edifício e o período em que o Conjunto foi concebido, além das apresentações dos artistas, críticos e arquitetos participantes do projeto.

O projeto de residência artística Pedregulho consiste na realização de quatro residências artísticas com promoção de atividades junto à comunidade do Conjunto Habitacional Prefeito Mendes de Moraes (mais conhecido como Pedregulho) acompanhadas de profissionais, pesquisadores e/ou críticos de arte, e a elaboração de um livro com registros de todo o processo da residência artística no complexo e seus desdobramentos.

As residências acontecerão em um dos apartamentos do Conjunto Habitacional e serão acompanhadas por profissionais qualificados – aqui chamados de “colaboradores” – das áreas de arte contemporânea, arquitetura, urbanismo e sociologia. Cada artista contará com o apoio conceitual de dois colaboradores (de áreas diferentes) e deverá elaborar um programa de oficinas criadas a partir da observação de aspectos específicos do conjunto habitacional dirigidas diretamente aos moradores do conjunto e dos arredores. Os encontros entre os artistas e colaboradores têm o objetivo de promover reuniões reflexivas, nos quais trabalhos de arte sejam estimulados a acontecer a partir da colaboração entre as partes, a partir de estudos intrínsecos de aspectos do projeto moderno, da história do Pedregulho, e de sua situação atual. Será sugerido ao artista a realização de intervenções no edifício. Ao fim de cada ciclo se realizará uma mesa de debates da qual participam o artista, colaboradores e moradores convidados, sobre a experiência de 20 dias de moradia e trabalho no Pedregulho.

Paralelamente às ações de residência e colaborações com a comunidade presente, todos os envolvidos no projeto estarão produzindo textos e material de registro para a elaboração do livro. Esta publicação pretende reunir um registro crítico da realização do projeto, contemplando um conteúdo significativo sobre questões atuais e pertinentes na relação posta entre arte e comunidades, com atenção especial aos diálogos que podem ser travados considerando: Habitação popular urbana de interesse social; relações criativas e institucionais promovidas no enlace cultura e estado; direito à moradia para pessoas de baixa renda; aplicação de recursos públicos na construção e manutenção de moradias populares, utopias e ideologias da arquitetura moderna. O que se pretende, principalmente, com a realização do projeto, é lançar um foco para a recuperação simbólica e estrutural deste edifício, símbolo de um período fundamental para a história política e cultural do país.

Um comentário sobre “Pedregulho: Residência Artística e grupo de estudos

  1. simonebarreto disse:

    eita! quero muito acompanhar virtualmente esse trabalho…deixa a gente atualizado por essas bandas de cá. fiquei curiosa do que pode surgir desses encontros! um abração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *