A edição 93 do Boletim do Observatório da Diversidade Cultural dedica suas 132 páginas ao tema “Arte e Espaço Público” e está disponível para download gratuito neste link.
Saiba mais sobre a publicação:
Boletim do Observatório da Diversidade Cultural
V. 93, N.01.2021
Abril / Maio / Junho de 2021
O Boletim do Observatório da Diversidade Cultural (ODC) é uma publicação periódica que difunde textos, artigos, entrevistas, relatos de experiências, resenhas, reportagens e trabalhos artísticos (ilustrações, gravuras, fotografias) relacionados à diversidade cultural em suas diferentes perspectivas conceituais, metodológicas e estéticas, na qual pesquisadores envolvidos com a temática refletem sobre sua complexidade em suas variadas vertentes.
A edição 93 do Boletim reúne nove textos que refletem sobre os diferentes aspectos e dimensões, pontos de vista, relatos e práticas artísticas que atravessam o espaço público das cidades, e que espelham as discussões que permeiam a arte e o espaço público na contemporaneidade.
Nas duas seções, “Espaço Público e Efemeridades” e “Territórios, Arte e Política”, são apresentados trabalhos de artistas de diversos territórios urbanos que operam com perspectivas estéticas que desvelam a natureza plural, tensa e viva do espaço público.
Sumário
Espaço Público e Efemeridades
- Monumentos, Esculturas e Ações no Espaço Público (Néle Azevedo)
- O Projeto “Recife Arte Pública” e a Cidade como Território para Ações Educativas (Lúcia Padilha)
- Festival Reconvexo de Vídeo-Projeções Mapeadas: Inspirações, Trajetória e Experiências no Recôncavo da Bahia (Fernando Rabelo e Maira Carbonieri)
- A Música Urbana e o Tempo Comum em Salvador (Pedro Amorim Filho)
Territórios, Arte e Política
- Arte Pública (Renata Marquez)
- Intervenções Temporárias, Arte Urbana e Espaço Público (Manuela Cristina Rêgo de Carvalho E Ruth Maria Da Costa Ataíde)
- O Slam de Poesia e a Configuração de um Território Paradoxal no Espaço Público Curitibano – O Caso do Slam Contrataque (Gabriela Bortolozzo)
- Arte, Coletivos e Cidade: Uma Dimensão Aberta ao Devir (Ludmila Britto e Marcelo Faria)
- Eu Vos Declaro Casados: Alegria e Cólera na Performance Urbana (Eduardo Bruno e Waldírio Castro)
Com esse tema, o Boletim do Observatório da Diversidade Cultural (ODC) não poderia ficar sem a participação do Poro, um dos grupos mais relevantes do Brasil sobre esse tema. Viva o Poro! Viva o ODC!