Vírgula-imagem ::: Marcelo Terça-Nada!

17.11.14

Cidade Gráfica no Itaú Cultural

por Marcelo Terça-Nada!

cidade-grafica-itaucultural-sp

As relações poéticas e críticas entre o design gráfico e as questões urbanas são o tema da mostra Cidade Gráfica, em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo, de 20 de novembro/2014 a 4 de janeiro/2015. Com curadoria dos designers Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos, a exposição reúne projetos gráficos (livros, cartazes, fontes), pesquisas acadêmicas e obras na fronteira entre design e artes visuais.

Participam da exposição os artistas e coletivos: Poro (Brígida Campbell+Marelo Terça-Nada), Andrés Sandoval, Angela Detanico & Rafael Lain, Augusto Sampaio, Bruna Canepa & Ciro Miguel, Cao Guimarães, Coletivo Garapa, Coletivo Oitentaedois, Comum, Daniel Escobar, Eduardo Foresti, Damião Santana+Fátima Finizola+Solange Coutinho, Fernanda Goulart, Fernanda Martins, François Chastanet, Frente 3 de Fevereiro, GIA, Gilberto Tomé, Guilherme Luigi, Guilherme Maranhão, Gustavo Piqueira, Hélvio Romero, Josivan Rodrigues, LuciaMindlin Loeb, Marcelo Drummond, Marcelo Zocchio & Mariana Bernd, Marina Camargo, Mirella Marino, Opavivará!, Piseagrama, Estúdio Radiográfico, Renata Marquez & Wellington Cançado, Ricardo Portilho, Tania Grillo & Clara Meliande, Thyago Nogueira e Vitor Cesar.

Os trabalhos expostos foram selecionados de dois modos. Em um primeiro momento, os curadores investigaram a produção no campo do design gráfico em viagens a capitais brasileiras e por contatos com suas redes. Em seguida, foi realizada uma chamada aberta de projetos, para conseguir um mapeamento mais abrangente. O resultado das seleções é apresentado sem distinções no espaço expositivo.

De acordo com os curadores, Cidade Gráfica se distingue de uma exposição típica de design inicialmente porque não apresenta trabalhos que criam soluções para um cliente específico –eles nascem das demandas urbanas e de uma interpretação sobre as linguagens e as rotinas da cidade.

A exposição também foge a definições rígidas do design gráfico, que aparece em simbiose com a dança, as artes visuais, a performance e a fotografia.

>> Clique e saiba mais sobre os artistas participantes

Cidade Gráfica
quinta 20 de novembro de 2014 a domingo 4 de janeiro de 2015
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
Piso 1 e -1
Classificação: livre para todos os públicos

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Obrigatório

Obrigatório, (não aparecerá no site)

Algumas tags de HTML permitidas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Trackback this post  |  Inscreva-se para acompanhar os comentários via RSS Feed

<< Texto anterior: Comida de rua em publicação de bolso
Próximo texto: Slow Pack 2014: prêmio de embalagem sustentável >>



© Copyleft 2016 Vírgula-Imagem :: Marcelo Terça-Nada. Alguns direitos reservados.
Feito e mantido com o software livre WordPress . Obrigado pela visita! Fazer login