Copyleft & CreativeCommons

Você já ouviu falar em copyleft? É uma expressão surgida para se opor ao copyright… ou seja ao invés de “Proibido copiar este trabalho”, o copyleft significa “permitido copiar este trabalho”.

Desde que surgiu, a expressão copyleft foi ganhando acessórios e gerando muita discussão. Tem gente que colocava: “Copyleft – permitida a reprodução para fins não comerciais”. Tem gente que colocava: “Copyleft – permitida a reprodução desde que citada a fonte”. Tem gente que anarquisava: “Copyleft – permitida e estimulada a reprodução total ou parcial em qualquer meio por qualquer pessoa”. Tem gente que acha isso tudo um absurdo…

Há um tempo eu estava vendo em alguns site “Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Alguns direitos reservados” e agora foi saber que CreativeCommons é o avanço e a regulamentação da discussão do Copyleft…

O CreativeCommons é um site onde há vários tipos de licença de uso para obras. Há licenças como “Domínio Público”, “Uso não Comercial”, “Recombinação” e muitas outras.

E o que há de mais nisso tudo? O grande lance do CreativeCommons é que é uma regulamentação a nível mundial de como as pessoas querem compartilhar o seu trabalho. E está disponível em várias linguas (inclusive português).

Numa época de meios eletrônicos de criação e distribuição descentralizada e de discussões quentes sobre autoria, propriedade intelectual, cópia, criação colaborativa etc, faz muito sentido e é muito justo com quem cria….

Dê uma olhada nos endereços abaixo e saiba mais:
CreativeCommons – http://creativecommons.org/
CreativeCommons em português – http://creativecommons.org/license/?lang=pt

Um comentário sobre “Copyleft & CreativeCommons

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *