LaMiMe – Laboratório de Mídias Metarecicladas no Sesc SP

Oficinas gratuitas de produção multimídia com Software Livre

Lamime

Entre 10/01 e 17/02 de 2007 acontece o LaMiMe – Laboratório de Mídias Metarecicladas no Sesc Avenida Paulista (São Paulo). O LaMiMe conta com programação variada que vai desde a construção de um laboratório multimídia até a realização de uma série de oficinas gratuitas de produção multimídia com Software Livre, entre elas: Oficina de efeitos especiais em Vídeo Digital, Oficina de Música Eletrônica e Síntese Sonora, Oficina de produção Multimídia com Sucata, Oficina de efeitos especiais em Vídeo Digital e Workshops práticos Multimídia e Software Livre. As oficinas começarão dia 18/01
Confira mais detalhes:

LaMiMe Laboratório de Mídias Metarecicladas
A reapropriação da tecnologia para transformação social significa garantir não apenas o acesso à tecnologia, mas também sua efetiva apropriação como meio de desenvolvimento e criação, aproximando-a da vida cotidiana, através da desmistificação da máquina e dos discursos associados a ela. O projeto Laboratório de Mídias Metarecicladas (LaMiMe) propõe o domínio e apropriação das máquinas: o exercício criativo a partir do uso de softwares livres e de tecnologia metareciclada.

Fazem parte do projeto oficinas de áudio, oficinas de vídeo, de criação de interfaces. Além das oficinas, será aberto um espaço de discussão e criação coletiva, gerando um processo de colaboração que tem início na montagem do Laboratório e que se desenvolve durante todo o mês nos horários de atendimento multimídia livre e nos laboratórios de produção.

Ao final do processo espera-se que o publico tenha tomado contato com recursos livres de criação multimídia e produza coletivamente uma instalação imersiva que permanecerá no espaço de Internet Livre do SESC Avenida Paulista.

Programação

Oficina Multimídia com Sucata
Esta oficina abordará conceitos de computação e eletrônica, com o objetivo de montar uma estrutura interativa integrada com som e imagem. Ferramentas básicas: resistores, potenciometros, ferro de solda e hardware livre.
De 23/01 a 26/01. Terça a sexta, das 19h30 às 21h30. 25/01, das 15h às 17h.

Oficina Entendendo Metareciclagem
Desmistificação da “caixa branca” através da reapropriação tecnológica. O que tem lá dentro do meu computador? Para que serve esta pecinha?
Dia(s) 24/01, 02/02, 07/02 Quarta e sexta, das 14h às 18h.

Workshop Áudio Avançado
Demonstração prática de como produzir gravações, edições e síntese sonora com equipamentos simples e softwares livres.
Dia(s) 27/01 Sábado, das 14h às 18h.

Oficina de Música Eletrônica e Síntese Sonora
A partir de conceitos de síntese, adição e subtração de sinais sonoros, serão abordados conceitos de música computacional eletrônica de pesquisa. Ferramentas abordadas: puredata, audacity e rose garden e fones de ouvido.
De 30/01 a 02/02. Terça a sexta, das 19h30 às 21h30.

Workshop Vídeo Avançado
Demonstração prática de como capturar, editar, pós-produzir e publicar vídeos digitais com ferramentas livres.
Dia(s) 03/02 Sábado, das 14h às 18h.

Oficina de Efeitos Especiais em Vídeo Digital
Visa ensinar como combinar imagens capturadas em câmaras digitais, com imagens sintetizadas por programas 3D, usando software livre. Ferramentas abordadas: kino, blender, gimp, câmera de vídeo e tripé.
De 06/02 a 09/02. Terça a sexta, das 19h30 às 21h30.

Encontro Livre de Audiovisual
Espaço para distribuição de conhecimento, profissionais e artistas trocando idéias e produzindo audiovisual com iniciantes de todas as idades.
Dia(s) 10/02 Sábado, das 14h às 18h.

Laboratório de Produção Multimídia Livre
Espaço para produção colaborativa de uma instalação multimídia interativa. Ferramentas abordadas: criatividade e protagonismo.
Dia(s) 13/02, 14/02, 15/02, 16/02 Terça a sexta, das 19h30 às 21h30.

Informações sobre inscrições:
SESC Avenida Paulista

http://www.sescsp.com.br
Avenida Paulista. 119 – CEP 01311-903 – São Paulo — SP
Estação Brigadeiro
Informações: (11) 3179 3700 ou 0800 118220

Metareciclagem
http://oxossi.metareciclagem.org

Estúdio Livre
http://estudiolivre.org/tiki-index.php?page=LaMiMeSescPaulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *