Vírgula-imagem ::: Marcelo Terça-Nada!

20.10.05

Márcio Sampaio: Exposição imperdível no Palácio das Artes

por Marcelo Terça-Nada!

Amo a emoção que corrige a régua.
Márcio Sampaio

Até o dia 30 de outubro de 2005 está em cartaz na Grande Galeria do Palácio das Artes em Belo Horizonte uma exposição imperdível: a retrospectiva Declaração de Bens de Márcio Sampaio.

Uma rara oportunidade de ver um panorâma da produção de Márcio Sampaio: Poemas-objeto, Poemas-instalação, Quadros-objeto e outras obras deliciosas produzidas desde a década de 70.

Márcio Sampaio revisita a história da arte com muito bom humor. As várias referências do modernismo brasileiro são relacionadas a quadros-ícone da arte européia de maneira irônica e inteligente. Mondrian, Tarsila do Amaral, Monet, Guignard, Malevitch, Oswald de Andrade, Ingres, Carlos Drumond, Picasso e Volpi são engolidos e homenageados no melhor “estilo” antropofágico.

Além da brilhante série de poemas-objeto que incluem remontagens em forma de grandes instalações, pode-se destacar obras como a pintura Vernissage (série Galeria Antropofágica IV) de 1977 ou os vários trabalhos da “grife” Abaporu, como a Finíssima Aguardente Abapuru cujo slogan é “A alegria é a prova dos nove”.

Não deixe de conferir.

À mesa
todo dia:
pão, poesia.
Hai-kai, 1988. Instalação-poema de Márcio Sampaio

tags: , , ,

Compartilhe:

Deixe um Comentário

Obrigatório

Obrigatório, (não aparecerá no site)

Algumas tags de HTML permitidas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Trackback this post  |  Inscreva-se para acompanhar os comentários via RSS Feed

<< Texto anterior: Clandestina 39 no ar
Próximo texto: Arma é morte. Vida é SIM. Vote 2. >>



© Copyleft 2017 Vírgula-Imagem :: Marcelo Terça-Nada. Alguns direitos reservados.
Feito e mantido com o software livre WordPress . Obrigado pela visita! Fazer login