Saiu a lista de selecionados do projeto Bolsa Pampulha 2005 – alternativa aos salões de artes visuais, é um projeto bastante interessante de estímulo às artes plásticas e do qual outras cidades deveriam se espelhar. Antes de publicar aqui o nome dos selecionados gostaria de abordar uma questão: a lista de selecionado por Estado. Que é:
- 4 selecionados de São Paulo
- 3 de Minas Gerais
- 2 do Ceará
- 1 do Pará.
Analisando esses dados pode se ver uma aberração: apesar de ser um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, há mais selecionados de São Paulo do que de Minas Gerais. Nós, jovens artistas de Belo Horizonte gostaríamos de saber: se o pessoal de São Paulo já tem tanto espaço em seu estado/cidade é justo também serem os maiores beneficiados em programas de estímulo das outras cidades? Qual é a questão? Parece que São Paulo continua ditando o padrão das artes visuais no Brasil. Não há ninguém do Rio de Janeiro e nem do sul do país. Independente dos critérios de seleção, sejam todos bem vindos à Belo Horizonte no próximo ano. Os selecionados foram:
-
- Ana Luiza Dias Batista – São Paulo
- André Kawaoka Komatsu – São Paulo
- Débora de Lima Bolsoni – São Paulo
- João Teixeira Castilho – Minas Gerais
- Laerte Gomes da Cunha Ramos – São Paulo
- Marcelo de Carvalho Lima – Minas Gerais
- Marcone José Moreira – Pará
- Paulo Sérgio da Silva – Minas Gerais
- Ticiano Pereira Monteiro – Ceará
- Waléria Américo Bezerra – Ceará
fonte: site da prefeitura de BH. 28º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte/Bolsa Pampulha
Notei também que um dos selecionados, André Komatsu, foi selecionado para o 3º Salão Rumos Itaú Cultural Artes Visuais (2005-2006).
Achei estranho isto porque o Edital deixa claro que o objetivo é incentivar e promover artistas em início de carreira ou artistas que estão há 5 anos sem exercer atividade artistica.
Estranho!!!
Não entendi.
Marilene, o resultado da bolsa pampulha acima é do ano de 2005, e saiu antes do resultado do 3º Rumos do Itaú