O livro do GIA

Publicação impressa celebra os 18 anos do GIA – Grupo de Interferência Ambiental

Lançamento Livro do GIA

O Grupo de Interferência Ambiental – GIA celebra 18 anos de intervenções artísticas com o lançamento da publicação impressa O LIVRO DO GIA, que será realizado durante a 12º Bienal da UNE, no dia 22 de maio de 2021, às 15h40, no Teatro Oficina em São Paulo, com transmissão pelo canal da UNE no Youtube.

Formado pelos artistas visuais, designers, arte-educadores e músicos Cristiano Piton, Everton Marco, Luis Parras, Ludmila Britto, Mark Dayves, Tiago Ribeiro e Tininha Llanos, que têm em comum, além da amizade, uma admiração pelas linguagens artísticas contemporâneas e sua pluralidade, o GIA atua no encontro entre arte, espaço público e convivência. O livro é um desejo que o grupo tem já faz um tempo. Nele há um pouco de tudo: imagens de trabalhos do GIA, textos de Solange Farkas, Marcelo Campos, Clarissa Diniz e Marcelo Faria, letras de sambas, receitas e contos que formam um registro expandido das ações do grupo nos últimos 18 anos.

“Essa variedade é fruto de uma das características do GIA: a dificuldade de categorização. Isso porque nós nunca nos preocupamos muito em imprimir no grupo um estilo único, embora muita gente tenha escrito que a precariedade, a informalidade e o humor sejam marcas registradas de nossas ações. Para nós, essa nunca foi uma questão tão relevante. Tudo começou de forma muito espontânea e sem preocupações de definir um estilo ou uma forma rígida que caracterizasse o coletivo. Assim, de forma despreocupada e sem muitas pretensões, surgiu o GIA, numa Salvador que, sem dúvida, era uma cidade completamente diferente da que temos hoje” comentam Ludmila Britto, Luís Parras e Marcelo Terça-Nada!, organizadores da publicação que foi criada durante a pandemia.

O LIVRO DO GIA será lançado pela DUNA, editora independente sediada em Salvador/BA, e conta com o luxuoso design de Iansã Negrão e Lia Cunha, e a produção de Thayná Mallmann e Patrícia Bssa. A publicação é resultado do projeto Livro GIA – 18 anos, que tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O lançamento será realizado na 12º Bienal da UNE, festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras há mais de 20 anos. Em 2021 a Bienal será realizada majoritariamente on-line. Sempre celebrando a cultura popular brasileira, esta 12ª edição traz o tema “Brasil, um povo que resiste” e homenageia os cem anos da Semana de Arte Moderna e a cantora Elza Soares.

SERVIÇO

Lançamento O Livro do GIA
Evento: 12º Bienal da UNE
Data: 22/05/2021
Horário: 15h40
Local: Teatro Oficina em São Paulo
Transmissão online: youtube.com/uneoficial

Apoio Financeiro: Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *