O Ministério da Educação lançou em 2004 o portal Domínio Público com livros, fotos, mapas, sinfonias e outras obras digitalizadas na íntegra e com acesso gratuito. Em literatura vc pode encontrar: Shakespeare, Machado de Assis, Cruz e Souza, Voltaire, Dante Alighieri, Oscar Wilde, Mário de Sá-Carneiro, Eça de Queirós, George Orwell, Tomáz Antônio Gonzaga, Euclides da Cunha, Gregório de Matos e diversos outros autores cujo direitos autorais já expiraram ou que cederam suas obras para o projeto.
Há também seções de:
Texto – Ciências Sociais (Russell, Joaquim Nabuco, Bakunin, Jose Martí, Platão, Aristóteles, Rosa Luxemburgo, Marx), Ciências Exatas (Einstein), Partitura (Beethoven)
Imagem – Pinturas, Ilustração, Mapas
Som – Música Clássica, Natalina e Hinos
Vídeo – Documentário
A seção com mais conteúdo é a de Textos, principalmente a de literatura. A navegação pelo acervo é um pouco confusa, mas a iniciativa é muito valiosa, principalmente por partir de iniciativa do poder público.
De acordo com o que foi divulgado na imprensa, a intensão é expandir o portal durante os próximos anos. Foi lançado inclusive um edital para autores que queiram ter sua obra digitalizada.
Todo o acervo e maiores informações: www.dominiopublico.gov.br
Outros detalhes do portal que merecem destaque:
– É feito em software livre
– Na seção ajuda, tem disponível recurso de busca integrado com o FireFox (para vc pesquisar a partir do navegador)
– Na seção de parceiros, tem links para outros acervos de obras digitalizadas
Fica a dica: www.dominiopublico.gov.br
De fato esta foi uma idéia genial porém ainda falta divulgação