BDMG Cultural reabre galeria com Mostra Minas

Mostra Minas - BDMG Cultural

BDMG Cultural reinaugura galeria de arte com a exposição “Mostra Minas – panorama da produção visual contemporânea”

exposição com obras do acervo do BDMG Cultural apresenta um panorama das Artes Visuais de Minas Com trabalhos que integraram mostras realizadas no BDMG nos últimos 27 anos. “Mostra Minas” marca uma nova fase da galeria que, após reforma, lança novo edital de ocupação.

A Galeria de Arte do BDMG Cultural tem 27 anos de dedicação aos artistas e à arte que se faz em Minas. O espaço já recebeu artistas em início de carreira e que hoje são referências nacionais. Nomes consagrados também passaram pela galeria que será reinaugurada dia 10 de março, às 19h, com a Mostra Minas – Panorama de produção visual contemporânea. O público poderá conferir a exposição do acervo da galeria de 11 de março a 6 de abril de 2016, diariamente, de 10h às 18h. O acesso é gratuito.

Com curadoria de Sérgio Rodrigo Reis, a exposição Mostra Minas apresenta 45 obras de artistas como Mônica Sartori, Jorge dos Anjos, Bax, José Assunção, Leonora Weissmann, Paulo Nazareth, Marcelo Terça-Nada!, Sonia Gomes, Maria do Céu Diel, Marcelino Peixoto,  Rodrigo Mogiz, Tales Sabará, César Maurício, Paulo Roberto Lisboa, Rosceli Vita e Poliana Nascimento, entre outros.

‘Mostra Minas’ mergulha na história do BDMG Cultural e marca reinauguração de galeria

Através da poesia que se forma ao redor da criação, a ideia da obra de arte quando não exposta gera curiosidade. Afinal, a mostra passa, mas a produção permanece. O BDMG Cultural faz um passeio por esse imaginário, e o traz à tona na “Mostra Minas”, uma síntese do trabalho dos quase 200 artistas presentes no acervo da galeria.

Com curadoria de Sérgio Rodrigo Reis, o propósito vai além: montar um panorama da produção visual contemporânea. A mineiridade é um ponto a ser observado nas obras expostas– ainda que representem o mundo enxergado pelos artistas, Minas não sai de cena.

É o resultado não só do trabalho de Reis, mas do espírito que o BDMG mantém desde a criação do espaço. “Este recorte do acervo traz à tona uma política pública incomum entre as instituições do gênero, em prol da valorização de artistas mineiros, que escolheram olhar e representar o mundo a partir de uma relação com vários elementos”, apresenta o curador.

Além de esculturas, gravuras e pinturas, a curadoria de Reis deu especial atenção à fotografia. “Revelam plasticamente as paisagens modificadas pela atividade mineradora, propondo uma reflexão”, ressalta.

BDMG Cultural é espaço de destaque para a arte contemporânea de Minas

A artista Sonia Gomes terá uma obra apresentada na exposição. Sua primeira mostra individual foi realizada no BDMG Cultural, por meio do edital de ocupação Mostras BDMG. “A minha primeira participação em edital foi no BDMG Cultural, em 2008. A exposição foi um sucesso! Utilizo imagens dessa mostra até hoje, inclusive na Bienal de Veneza em que participei. Eles solicitaram trabalhos que fossem pendentes, semelhantes aos que eu fiz no BDMG Cultural”, explicou a artista.

As fotos da exposição de 2008 de Sonia Gomes ilustram também o material do Prêmio Pipa, que será realizado no MAM do Rio de Janeiro e no qual a artista foi indicada. “Resgatar esse acervo do BDMG Cultural é uma ótima iniciativa. Há instituições em que doamos obras e elas nunca mais são expostas”, completou a artista, que não estará presente na inauguração. Na data da abertura, Sônia estará em Los Angeles e, em seguida, viajará para a Bienal de Dakar. “Vou confeccionar todas as obras para a exposição lá, com o material da região”, contou Sonia.

Adaptações a demandas de mercado

Apesar de oriundas do acervo do BDMG Cultural, as obras encontrarão um “palco” totalmente diferente do que viram um dia. Isso porque a galeria passou por profunda reforma, com o objetivo de atender às novas demandas do mercado das artes visuais.

Além de iluminação mais moderna, o espaço ganhou novo mobiliário, que terá diferentes funções de acordo com cada exposição. “A cereja do bolo são os equipamentos de áudio e vídeo, que vão trazer diferentes possibilidades para os expositores”, explica Érico Grossi, coordenador da galeria.

A reforma na Galeria de Arte do BDMG Cultural

De outubro de 2015 a fevereiro deste ano, o espaço da Galeria de Arte do BDMG Cultural foi ampliado e submetido a uma reestruturação para atender as novas demandas no mercado das artes visuais atual. A galeria recebeu novo mobiliário, que terá diferentes funções dependendo da exposição, além de uma iluminação mais moderna. “Com essas novidades, a cereja do bolo são os equipamentos de áudio e vídeo. Os aparelhos vão trazer diferentes possibilidades para os expositores”, explicou Érico Grossi, coordenador da galeria.

Edital de concorrência pública Mostras BDMG

O edital de concorrência pública Mostras BDMG, dedicado às artes visuais, permite a renovação de um ciclo que acontece há 27 anos. O programa dá oportunidade para que artistas ainda em início de carreira possam apresentar suas primeiras exposições. “A curadoria do Mostras é muito séria. Artistas que procuram por oportunidades podem contar com essa porta que está sempre aberta. O espaço é muito bom e a localização é de fácil acesso. Dá uma boa visibilidade para artistas no início de carreira”, confirma a artista Sonia Gomes.

Este ano, além das mudanças físicas, como ampliação do espaço, novo mobiliário e iluminação, e equipamentos de áudio e vídeo, o edital traz novidades. Ao todo, serão selecionadas sete exposições que acontecerão no segundo semestre de 2016 e no primeiro semestre de 2017. Serão viabilizados catálogos para as exposições; reembolso de até R$2.000,00 para mostras individuais, e de R$3.000,00 para coletivas; coquetel para até 80 pessoas (sem bebida alcoólica); montagem e desmontagem de exposição, e assessoria de imprensa.

Vale lembrar que podem participar artistas mineiros ou residentes no estado há mais de dois anos, e que não tenham participado das duas últimas edições da série de exposições, ou seja, em 2014 e 2015. As inscrições são gratuitas e estão abertas de 7 de março a 22 de abril. O edital e ficha de inscrição estão disponíveis no site www.bdmgcultural.mg.gov.br. Mais informações pelo telefone (31) 3219-8486.

Fontes: Release da exposição e matéria do jornal Hoje em Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.