Inhotim Ocupações Temporárias

Ocupações Temporárias Inhotim

Volta de obra de Jarbas Lopes é celebrada com várias intervenções no Inhotim Ocupações Temporárias

Ocupações Temporárias consiste numa série de intervenções, performances e obras temporárias dos artistas e coletivos Jarbas Lopes, Lygia Pape, Lirinha, Marta Neves, Grupo Poro, Joseane Jorge/Cozinha Kombinada, e Lacarmélio/Revista Celton no dia 21 de outubro de 2017 em diversos espaços do Inhotim. Acontecem também ações e apresentações de Micrópolis, Segunda Preta e Shiba.

Ocupações Temporárias Inhotim - programação

Tudo começou quando uma das obras mais coloridas do Inhotim precisou sair de cena para ser restaurada. Em março de 2017, os fusquinhas que integram o trabalho “Troca-troca”, do artista Jarbas Lopes, saíram de onde estavam estacionados, em um gramado da rota laranja do mapa, para passarem por um período de manutenção. No próximo sábado, dia 21 de outubro, eles serão dirigidos de volta para o Inhotim pelo próprio artista, em um momento de reinauguração, no qual outras sete ocupações de diferentes características acontecerão de forma simultânea nos espaços do Instituto.

O trabalho de restauro foi realizado pela própria equipe do Inhotim, com a supervisão do artista. A tinta foi removida e os carros foram pintados novamente. Além disso, a lataria recebeu serviços de lanternagem e os veículos receberam novos pneus, doados pela Pirelli, patrocinadora do restauro. A parte interna, como o estofado dos bancos, foi renovada.

De acordo com a restauradora do Instituto, Bruna Oliveira, a equipe fez pesquisas sobre técnicas de pintura automotiva e lanternagem. “A arte contemporânea permite que as partes de uma obra se renovem. Em alguns restauros, como imagens sacras, a tinta deve ser mantida. No caso do Troca-troca, toda a tinta antiga foi removida e substituída por uma nova; e a lataria foi toda renovada.”

Juntamente com Jarbas Lopes, também foi realizada uma pesquisa com as cores a serem aplicadas nos veículos. Segundo o técnico encarregado de acervo artístico, Elton Damasceno (Fubá), o artista analisou amostras das tintas usadas na restauração feita em 2014. “A partir do estudo das cores, Jarbas pediu para que usássemos tinta vermelha com tonalidade menos próxima do laranja. O contato direto com o artista é fundamental para realizar esse tipo de trabalho. Somos a extensão dos braços do artista”, define Fubá.

Inhotim Ocupações Temporárias irá celebrar esse retorno com uma programação imperdível. Durante todo o tempo de visitação, o público poderá cruzar com diferentes performances, ativações sonoras e experiência gastronômica, além de ver os três fusquinhas, dirigidos por Jarbas, ganharem uma nova parada.

Ocupações Temporárias Inhotim - Programação no Espaço

Confira alguns detalhes da programação:

OCUPAR_JARBAS LOPES

A volta do Troca-troca // Dia todo // Galeria Praça e caminhos do Inhotim
O artista Jarbas Lopes volta para Inhotim para dar uma volta com os três fuscas que compõem a obra Troca- troca (2002). Depois de um processo de restauro, este trabalho de arte é ativado pelos caminhos do Inhotim através do som, do movimento e da troca.

OCUPAR_MICRÓPOLIS

9h30 e 11h30 // Recepção e entrada Restaurante Oiticica
O coletivo Micrópolis nasce da pesquisa sobre arquitetura e o cotidiano da cidade. A partir de uma coleta de imagens pelos caminhos do Inhotim e nas mídias sociais, o grupo propõe uma intervenção no mapa do Inhotim distribuído ao público. A ação, intitulada Museu: modos de usar, mostra, de forma imparcial, outras formas de ocupação do espaço do Inhotim.

OCUPAR_JOSEANE JORGE

10h às 15h // Lanchonete e arredores da obra Palm Pavillion
Artista, ativista, arquiteta, educadora e cozinheira, Joseane Jorge ocupa a lanchonete do Palm Pavilion com a experiência Forrageio, que tem a colaboração de Benedikt Wiertz. A proposta oferece uma degustação com ingredientes derivados de palmeiras, espécie tão presente na coleção Inhotim e no trabalho Palm Pavilion (2006-2008), do artista Rirkrit Tiravanija.

OCUPAR_LirINHA

11h // Galeria Praça
O multiartista Lira transita na fronteira entre poesia e performance, música e som, gesto analógico e impulso eletrônico. A ocupação de uma das galerias do Inhotim parte do desejo de experimentar o espaço, o contato com o público e as possibilidades do estranhamento orquestradas pelo artista.

OCUPAR_PORO

Dia todo // Pelos caminhos do Inhotim
Além do deslocamento de um ponto para outro, para que servem os caminhos do Inhotim? Para perder tempo? Para ver através? As propostas do coletivo artístico Poro operam na dimensão da invisibilidade, do gesto nonsense que ocupa cantos da cidade, do percurso, do imaginário. No Inhotim, esse gesto coloca a palavra em meio à natureza, modificando os caminhos e olhares entre um ponto e o próximo…

OCUPAR_SEGUNDA-PRETA

A partir das 14h // Tamboril, antigo Deck, Galeria Marcenaria
O público participa de um trajeto cênico a partir da curadoria do segunda PRETA, projeto que promove ações criadas, produzidas, dirigidas e encenadas por artistas negras e negros. A ação convida à reflexão sobre racismo e representatividade na cultura brasileira.
14h – Não pode tocar, pode tocar – Lucas Costa
14h30 – Dar a luz – Anair Patrícia
14h50 – Refém Solar – Elisa Nunes

OCUPAR_SHIBA

15h // Gramado em frente à Galeria Mata
A convite do artista Jarbas Lopes, a banda Shiba ocupa um dos gramados do Inhotim. Em uma apresentação marcada pelo improviso, a ideia é relaxar, tomar um sol e estar presente para participar da conversa sonora que o grupo propõe.

OCUPAR_ REVISTA CELTON

Dia todo // Pelos caminhos do Inhotim
Quem circula pelas ruas de Belo Horizonte provavelmente já teve contato com a Revista Celton – produção independente de Lacarmélio Alfêo de Araújo, vendida nos cruzamentos da cidade há mais de 30 anos. O convite a Lacarmélio foi o de mergulhar no acervo textual e imagético da obra Troca-troca (2002), construído ao longo de anos e de diversas viagens, e criar uma edição especial da revista.

Fontes: release do evento e site do Inhotim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *