Há 20 anos se comemora em Belo Horizonte o Bloomsday, dia internacional do escritor James Joyce, festejado anualmente em 16 de junho. Neste ano, a programação do evento vai relacionar James Joyce a Lewis Carroll autor de Alice no país das maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou lá.
PROGRAMAÇÁO:
17h às 19h: Poro + MetaCafé + Exibição de vídeos + Bazar Casa d’O’Shea + Exposição “Alicinações” de Adriana Peliano inspirada na obra de Lewis Carroll
19h às 21h30: “Era grelhúsculo…” Intervenção cênico-sonora com Ü e convidados + Palestras de Magda Veloso (James Joyce e Lewis Carroll) e Adriana Peliano (ilustrações da obra de Lewis Carroll) + Exibição de Vídeos do GOM + Leilão com “Alice” e peças símiles da vida de James Joyce.
21h30 às 22h: MetaCafé + Bazar Casa d’O’Shea + “Alicinações”.
Dia Internacional do escritor James Joyce
Data: 16 de junho (quarta-feira)
Horário: 17h às 22h
Local: Museu Inimá de Paula e arredores (Rua da Bahia, 1201 – Centro, BH)
Em sua obra Lewis Carroll inaugurou a palavra-valise, uma criação literária que junta dois conteúdos diferentes numa mesma palavra. Ela se tornou uma fonte de inspiração para James Joyce e em sua obra Finnegans Wake, Joyce levou estas experiências literárias às últimas conseqüências.
Um comentário sobre “Bloomsday 2010”