Ciclo de debates do EIA 2008

Debates são encontros entre atores urbanos cujo objetivo é definir e ativar elementos chave para o Jogo, como: aprofundamento de conhecimentos sobre dinâmicas da urbe (sejam elas econômicas, culturais, arquitetônicas ou sociais), levantamento de mídias disponíveis para arquivar e divulgar pistas, troca de conhecimento entre pessoas do meio universitário, movimentos sociais, artísticos e cidadãos em geral.

É um momento em que todos, debatedores e participantes, se reconhecem como jogadores e começam a desenhar juntos os campos de imersão. Cada debatedor apresenta suas realidades e pesquisas cotidianas na urbes (20 minutos de apresentação). O debatedor é um ator urbano que está envolvido com algum grupo ou comunidade urbana, e é um possível anfitrião de território ou comunidade.

Os debates da Experiência Imersiva Ambiental 2008 continuam. As conversas acontecem nos dias 17, 18 e 19 de setembro entre 19h e 22h no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo (Piso Flávio de Carvalho – Sala Zero – Rua Vergueiro, 1000   Metrô Paraíso). Os próximos debates são: “Locomoção no meio-fio“, “Artistas do Mundo, Onívoros“, “Política do Dissenso“. Veja mais:

“Locomoção no meio-fio”

Data: 17 de setembro de 2008
Objetivo: Inserir no Jogo da Experiência Imersiva Ambiental peões/atores urbanos que por necessidade ou opção utilizam veículos que não são bem acolhidos pelas vias de locomoção do tabuleiro da cidade.

Debatedores/Atores urbanos:

Eliezer SantosZEXE.net Grupo formado por motoboys de São Paulo que integram uma rede conectada por fotos tiradas por celulares. Os motoboys alimentam o site ZEXE.net, criado pelo artista Antoni Abad, onde retratam seu cotidiano e trocam informações.

Alexandre Delijaicov Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1985), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é arquiteto do Departamento de Edificações da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras da Prefeitura do Município de São Paulo e professor doutor do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos de Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura de edifícios públicos, praças de equipamentos sociais, centros de estruturação urbana, CEUs, projetos de arquitetura de cidades fluviais, canais navegáveis, parques e portos fluviais urbanos, conjuntos de equipamentos públicos e ciclovias na orla fluvial urbana.

Mariana Cavalcante – Artista, cicloativista, usa todos os meios disponíveis para se locomover na cidade, menos um: o carro.

“Artistas do Mundo, Onívoros”

Data: 18 de setembro de 2008
Objetivo: Ativar peões que seguem procedimentos e regras da liberdade de criação para imergir, se divertir e permanecer no Jogo da cidade.

Debatedores/Atores urbanos:

Tim Neri,  do coletivo Imargem (Grajaú)

Carol Marossi, organizadora/ participante da Flap! (a confirmar)

“Política do Dissenso”

Data: 19 de setembro de 2008
Descrição:
revisão do processo de trabalho artístico envolvendo a ocupação
do edifício Prestes Maia através de mostra de vídeo e conversas com membros
dos coletivos de artistas que atuaram na ocasião.
Coordenação: Túlio Tavares

Local: Centro Cultural Vergueiro  –  Piso Flávio de Carvalho – Sala Zero
Rua Vergueiro, 1000   Metrô Paraíso

Horário: 19h às 22h

Debates: 17, 18 e 19/09/08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *