Fotos Pró Rio: campanha reúne 470 fotógrafos e artistas em ação solidária

Fotos Pró Rio

Lançada no dia mundial da Fotografia, dia 19 de agosto, a campanha Fotos Pró Rio reúne 400 fotógrafos e artistas. Segue até dia 18 de outubro de 2020 com a comercialização de fotos que vão gerar renda para ações de ONGs e para pessoas da cultura que tiveram sua renda atingida pela pandemia e estão em situação complicada.

Acesse o site da campanha, divulgue e contribua se puder: www.fotosprorio.com

Para quem for colecionador de arte e/ou fotografia a dica é que tem muitas fotos maravilhosas de grandes artistas/fotógrafos disponíveis na campanha. E para quem ainda não começou uma coleção e estiver em condições, essa é uma excelente oportunidade de começar a montar um acervo, de incrementar o visual da sua casa e espaço de trabalho ou ainda de presentear aquela(e) amiga(o) que adora arte.

Entre os artistas participantes estão Poro, Rosângela Rennó, Ana Bella Geiger, Walter Carvalho, Cabelo, Evandro Teixeira, Bob Wolfenson, Rosana Paulino, Elizabeth Jobim, Marcelo Brodsky e Graciela Iturbide (veja a lista completa dos participantes no site da campanha).

Conheça a campanha Fotos Pró Rio

Fotos Pró Rio é uma ação solidária de arrecadação para organizações sem fins lucrativos que atuam em áreas vulneráveis do Rio de Janeiro e seu entorno, como Redes da Maré, Solar Meninos de Luz e Jongo da Serrinha, além de também apoiar fotógrafos e artistas visuais em dificuldade em razão da pandemia.

A ação Fotos Pró Rio envolve 80 curadores que convidaram o total de 400 fotógrafxs e artistas visuais. Cada artista e fotógrafo participará com uma imagem que será vendida através do site www.fotosprorio.com pelo valor padrão de R$ 180,00. Deste valor, serão descontados os custos e o restante será revertido para as organizações apoiadas e em alguns casos para os autores (cada participante pôde optar entre doar a quantia integral, 50% ou ficar com o total da venda de acordo com sua situação neste momento).

O projeto foi lançado em 19 de agosto, dia internacional da Fotografia e se encerra em 18 de outubro.

Fotografias em fine art com certificado de autenticidade e marca em Relevo

As imagens serão impressas em fine art com pigmento mineral no formato 20x30cm em papel especial da Canson.  As impressões ficarão sob responsabilidade de Thiago Barros e o Marcelo Carrera que encabeçam dois estúdios especializados em Fotografia Fine Art.

Cada foto será embalada individualmente em papel sem ácido, acompanhada de certificado de autenticidade assinado por um dos membros da organização do projeto, e uma carta sobre o projeto.

O envio das fotos para os compradores será efetivado em até 20 dias a partir da data da compra, sendo que o prazo de entrega pelos Correios, naturalmente, varia de acordo com o CEP. As entregas na cidade do Rio de Janeiro serão realizadas através de uma cooperativa de entregadores, gerando assim renda para a cooperativa.

Rede de Curadores e artistas

Para a campanha, foram chamados a colaborar curadores, fotógrafos, pesquisadores e colecionadores de todas as regiões do país e residentes no exterior. Coube a cada curador(a) indicar cinco autores(as) – fotógrafos(as) ou artistas visuais que se expressem através da fotografia – e decidir com cada um a imagem que será disponibilizada. As fotografias selecionadas estão no site oficial da campanha com o nome dxs autores e reunidas por coleções dxs curadorxs convidadxs.

Articulada pelo FotoRio, Galeria Aymoré, Ateliê Oriente e Retrato Espaço Cultural, Fotos Pró Rio se inspirou em campanhas realizadas em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Salvador.

Mais informações em:

www.fotosprorio.com
instagram.com/fotosprorio
facebook.com/fotosprorio

Contribua
ajudando a divulgar e, se puder, com a compra de fotos.

4 comentários sobre “Fotos Pró Rio: campanha reúne 470 fotógrafos e artistas em ação solidária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *