PISEAGRAMA é uma publicação sobre Espaços Públicos: existentes, imaginários e os que necessitam ser construidos. Publica ensaios (textos, imagens, vídeos e híbridos) com foco nas diversas manifestações artísticas e suas interfaces com a política e a vida cotidiana.
Depois de ter investigado o tema “ACESSO” em sua estreia, lançada em maio de 2011 e desmitificar o “PROGRESSO” no número dois (julho), a revista aproveita o “RECREIO”, em seu recém lançado 3º número, para refletir sobre piscinas, tobogãs, transatlânticos, TV, playgrounds e outros passatempos públicos.
Com a participação de Alexandre Delijaicov, Eugênio Bucci, Cinthia Marcelle, Guto Lacaz, Ladislau Dowbor, Poro, Emilio Fraia, Simone Cortezão, Joachim Schmid, Ettori Bottini, Aleluia Heringer, Marcos L. Rosa, André Rosso, Bruno Vilela e Nuno Manna, Marcelo Pedroso e Pablo Holmes, Leonardo Brandão, Louise Ganz e Breno Silva, Merjin Oudenanpsem, Ana Méndez de Andés (Malashierbas) e Santiago Cirugeda.
PISEAGRAMA é uma publicação do Instituto Cidades Criativas editada por Fernanda Regaldo, Renata Marquez, Roberto Andrés e Wellington Cançado e é uma das quatro revistas selecionadas pelo edital de revistas culturais do programa Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura em 2010. De periodicidade bimestral, tiragem de 10.000 exemplares e publicada sob licença Creative Commons.
A revista está disponível gratuitamente em mais de 30 cidades de todo o Brasil e na íntegra no site: www.pisegrama.org
Confira nos links abaixo o conteúdo da terceira edição da PISEAGRAMA:
- A VIDA SECRETA
Todos nós, em maior ou menor grau, experimentamos (e alimentamos) aquilo que pode ser chamado de “a vida secre […]
Emilio Fraia - EPISÓDIOS MÍNIMOS
Em uma viagem de retorno ao Vale do Aço, lugar de grandes empresas como Cenibra, Arcelor-Mittal e Usiminas, […]
Simone Cortezão - CAROCHAS NA ESPLANADA
Vencedora do concurso para o plano da nova capital, a proposta de Lúcio Costa ficou conhecida como uma brincadeira […]
Roberto Andrés e Marco Antônio Mota - O VALOR ECONÔMICO DO TEMPO LIVRE
O tempo é o nosso principal recurso não renovável. O seu desperdício, por nós mesmos ou por terceiros, é monumento […]
Ladislau Dowbor - CAMPOS
FIFA, REGRA 01: o campo de jogo O campo de jogo deve ser retangular e marcado com linhas. Essas linhas fazem […]
Joachim Schmid - O CAMPINHO
Dizem os especialistas em marketing, esses modernos depositários da filosofia ocidental, que o homem comum vê, […]
Ettore Bottini - UMA ESCOLA SEM MUROS
No domingo 18 de março de 1956 foi inaugurado o Colégio Estadual de Minas Gerais. Projeto de Oscar Niemeyer […]
Aleluia Heringer Lisboa Teixeira - RECREIO NA SALA
Pesquisa realizada em 141 municípios brasileiros e divulgada pelo Movimento Todos pela Educação aponta que […]
Fernanda Regaldo - ARQUITETURA DO LUGAR
Para começo de conversa, o argumento do CEU está ligado a uma arquitetura que chamamos de arquitetura da cidad […]
Alexandre Delijaicov - CEU
O CEU – Centro Educacional Unificado – representa, entre 2000 e 2004, a execução de uma ideia que tem suas raízes […]
Marcos L. Rosa - DOMINGO NO CEU
“Tarde de sol. Domingo na periferia de São Paulo. A família toda aproveita o CEU. Uma parte está na piscina, a […]
André Rosso - ITAOBIM
A referência é 2001 do Kubrick mesmo. Só que entre a aurora do homem na idade das pedras e a exploração […]
Bruno Vilela e Nuno Manna - TV PÚBLICA E ENTRETENIMENTO
A democracia precisa da comunicação não comercial, em rádio e televisão, exatamente para tê-la como um […]
Eugênio Bucci - PACIFIC
O cruzeiro Pacific, que deixa o porto do Recife em direção ao Arquipélago de Fernando de Noronha, promete uma […]
Pablo Holmes - UTOPIAS RECREATIVAS
No domingo ensolarado e de águas tranquilas do dia 29 de julho de 1933, partia do porto de Marselha, no sul da França […]
Wellington Cançado - VOLTA AO MUNDO
9 kombis brancas circulam uma mesma praça, ficando todas visíveis em conjunto. Os veículos entram um a um no circuito, girando simultaneamente em torno do lugar. […]
Cinthia Marcelle - A CIDADE E OS SKATISTAS
O primeiro skate de que se tem notícia surgiu nos Estados Unidos no final do século XIX, quando alguns garotos […]
Leonardo Brandão - A CIDADE COMO PLAYGROUND
Em 1947, o arquiteto holandês Aldo van Eyck construiu seu primeiro playground em Bertelmanplein. Era o início […]
Merijn Oudenampsen - EM BUSCA DE VAN EYCK PELAS RUAS DE AMSTERDAM
neste ensaio: Ana Méndez de Andés vai à Amsterdam em busca dos playgrounds de Aldo Van Eyck e descobre que […]
Ana Méndez de Andés (malashierbas) - RECEITAS URBANAS
A legislação municipal de Sevilha estabelece que um terreno vazio deve ser protegido por um muro de 2,40 metro […]
Santiago Cirugeda - KITS AMBULANTES
Os KITs Ambulantes para uso em espaços vagos são incríveis equipamentos pra intensificar seu dia-a-dia […]
Breno Silva e Louise Ganz