Publicação sobre Brasília e os trabalhos do Poro desenvolvidos na cidade está disponível on-line

Capa do Catálogo do Poro (Funarte/Brasília, 2003)

O catálogo Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio] acaba de ser publicado com os trabalhos e projetos desenvolvidos pelo Poro para a exposição realizada na Funarte/DF.

Numa mistura entre caderno de anotações do processo de criação e registro dos trabalhos finais, o catálogo traz ideias, desejos, fotografias, textos, desenhos, impressos, rascunhos, carimbos e intervenções realizados no segundo semestre de 2012 na capital federal.

A publicação está disponível para ser vista e baixada gratuitamente neste link: www.poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia

Texto de apresentação do catálogo

A exposição Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio] apresentou um conjunto de trabalhos inéditos do Poro, realizados na cidade de Brasília durante o segundo semestre de 2012. Todos os trabalhos foram criados especialmente para a exposição a partir de derivas e vivências na cidade. Enquanto a trajetória do Poro é marcada por intervenções urbanas, esta exposição buscou o espaço interno da galeria como lugar de reflexão e proposições. A cidade foi o tema principal. O espaço público, além de diversas situações encontradas em Brasília, foram a matéria-prima para as séries de trabalhos gráficos, fotografias, múltiplos e proposições, reunidas na mostra.

Viemos a Brasília em busca de criar um guia afetivo do centro. Mas o que é o centro desta cidade? Durante as derivas que realizamos, nos deparamos com várias situações que deslocaram nossa percepção e nos levaram para leituras gráficas, poéticas e possíveis. Leituras feitas por uma dupla de artistas que estiveram aqui de passagem. Nessa cidade que nasceu num desenho-projeto e se recria no cotidiano. Brasília: (cidade) [estacionamento] (parque) [condomínio]. Mas também: tipografia, percursos, geometrias, planos, trilhas não oficiais.

Os trabalhos do Poro criados para a exposição se referem a recortes da paisagem e pequenos detalhes do cotidiano. São fruto de quem caminha pela cidade e se depara com situações ora simples, ora inusitadas. Passantes que têm seu olhar desviado pelo estranhamento em relação a outras experiências de cidade. Não são leituras definitivas nem têm a pretensão de abranger toda a cidade (ou tudo o que é a cidade), mas tentam ressignificar alguns de seus fragmentos. São trabalhos fruto de uma espécie de cartografia despretensiosa, feitos a partir dos encontros e acasos que tivemos.

Esta publicação apresenta projetos e trabalhos. Uma mistura entre caderno de anotações do processo de criação e registro do que foi a exposição final.

Vários desses projetos foram realizados, alguns se transformaram com o passar dos dias, outros vão continuar pairando no campo potencial das ideias.

Algumas páginas da publicação

 

Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio] - Grupo Poro

Paisagens Escritas - Postais para Brasília - Grupo Poro

Desejos para uma cidade tombada - Grupo Poro

Cartografia afetiva de Brasília - Grupo Poro

Setor de Imaginação - Grupo Poro - Brasília/DF

Veja a publicação completa e compartilhe: www.poro.redezero.org/publicacoes/catalogo-brasilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *