Leitores de RSS, Agregadores de notícia

Notí­cias via RSSHá um tempo atrás participei de uma discussão no Overmundo e vi que muita gente ainda não entende direito o que é RSS ou por onde começar a utilizar essa tecnologia… Se esse for o seu caso, este texto é para você.

O mais importante é que o RSS está aí para facilitar nossa vida e permitir que a gente possa ler mais sobre as coisas que gostamos…

Os leitores de RSS (também chamados de Agregadores de Notícia) são programas que reúnem os textos de seus sites preferidos em uma única tela, como num programa de e-mail, e te avisam quando novidades são publicadas na internet. Você escolhe os sites, os cadastra num agregador de notícia e acessa os textos de todos os sites em um mesmo lugar, ao invés de precisar conferir site por site se algum publicou coisa nova…

Existem dois tipos de leitores RSS, os programas que vc instala no computador e aqueles que funcionam on-line. O primeiro caso é mais indicado para quem sempre vai ler os RSSs no mesmo computador, e o segundo caso, para quem usa internet em vários locais diferentes, viaja muito ou tem internet de banda larga…

Entre os leitores de RSS on-line (que dispensam instalação), alguns dos mais usados são: PageFlakes, Bloglines, Netvibes, GoogleReader. Para usar algum desses leitores, basta acessar os sites, se registrar e começar a usar cadastrando seus sites preferidos.

Entre os que vc instala no computador, há algumas opções em software livre, como: RSS Owl, FeedReader. Você também pode usar o Firefox ou o Thuderbird para ler RSS. Essas páginas explicam direitinho como fazer:
RSS no Firefox (em português)
RSS no Thuderbird (em português)

ícone padrão para RSS feedsPara escolher qual leitor de RSS usar, o legal é experimentar algumas opções e decidir pela que lhe parecer mais adequada…

Depois de escolher um leitor de RSS, adicione o Vírgula-imagem para receber os novos textos que forem publicados aqui. Para isso, basta colar este link no seu agregador: http://virgulaimagem.redezero.org/feed/

Para saber mais:
Vírgula-imagem: Se inscreva e fique sabendo das novidades
Como adicionar o RSS/feed de um site no Bloglines
O Conteúdo do Terra vai até você
O que é RSS, Atom, feed, Bloglines, etc…
Como funcionam Feeds, RSS e ATOM
Como colocar notícias na lateral de seu blog

35 comentários sobre “Leitores de RSS, Agregadores de notícia

  1. Debora disse:

    Oi Marcelo, gostei do texto. Impressionante como tem muita gente que ainda não usa, não conhece, só ouviu falar de rss…

  2. Marcelo Terça-Nada! disse:

    Oi Débora,
    A gente tem que tentar democratizar o RSS, pois é tão útil… e é gratuito…

    Acho que aos poucos mais gente vai se aventurando a usar. Estou pensando em preparar outro post sobre o assunto, uma espécie de passo-a-passo e algumas indicações de feeds.
    Alguma sugestão?

    Abraços,
    Marcelo

  3. Danilo Medeiros disse:

    Oi Marcelo,

    Minha única restrição com relação ao RSS é a forma como estamos tentando difundi-lo. Eu realmente acredito que a complexidade, os termos técnicos, os protocolos devem ficar nos bastidores – na verdade, um dos motivos pelos quais criei o Wasabi é justamente para que o usuário não precise saber o que é RSS, OPML e que não seja preciso saber todos os feeds dos amigos ou dos sites que se quer acompanhar.

    Divulgar “RSS” é comparável a divulgar “HTTP”… é apenas um protocolo. Essa infraestrutura deve ser totalmente transparente para o usuário comum. Os gerentes de tecnologia é que devem se preocupar em garantir que seus sites / ferramentas disponibilizem sempre os feeds.

    Grande abraço e parabéns pelo site!

  4. Marcelo Terça-Nada! disse:

    Oi Danilo,
    Concordo com você que as tecnologias devem ser tão fáceis de usar ao ponto de nem serem notadas, como é o caso de fazer uma ligação pelo celular… ninguém precisa saber como funcionam os sitemas de antenas e etc… basta pegar o aparelho e ligar…
    Acho o Wasabi excelente nesse ponto em relação aos Rss/feeds. (Quem ainda não conhecer o Wasabi e quiser um convite para usá-lo, pode deixar um comentário aqui que eu envio o convite para o seu email)

    De todo modo, acho importante que as pessoas fiquem sabendo que pode ser fácil usar o RSS. E minha tentativa aqui foi tentar fazer um texto o mais simples possível para a galera entender…

    Abraços e valeu pela visita!

  5. Deivid disse:

    RSS é muito bom mesmo, eu uso e aconselho todos a usarem, ganha-se muito tempo nisso, porque não precisamos ficar navegando em paginas, fica tudo dísponivel alí na hora e automaticamente.
    Se algum puder me convidar pro wasabi eu agradeço.

    deividfg@gmail.com

  6. Fernanda Carvalho Campos disse:

    Minha empresa está pensando em adotar o rss gostaria de saber qual é o mais indicado.
    É interressante usar o que instala no computador ou aqueles que funcionam on-line.
    Gostaria de saber qual porta o RSS utiliza e qual servidor.
    Será que alguém pode me ajudar.

    Grata
    Fernanda

  7. marcus disse:

    Eu instalei o AdvancedRSS2Web Personal, e até consegui achar um endereço do Uol que me direcionasse às notícias, porém não sei como colocar isto na minha página…
    O que eu faço?

    Abraços!

  8. Carlos Alberto disse:

    Olá,

    Olha.. para mim isso é uma das maravilhas da web 2.0, eu mesmo utilizo um leitor de feed ótimo, e para quem gosta de ler não existe coisa melhor..

    Web 2.0 é isso ai, colaboração.. disseminação de conteúdo.. é d+…

    Meu leitor de RSS/ATOM prático e fácil… http://www.feedys.com

    Abraços

  9. Giovanni Gigliozzi disse:

    Danilo,

    Concordo totalmente contigo. Sou um “fuçador” de internet, mas, como não entendo quase nada de linguagem de programação, algumas coisas ficam inacessíveis a mim por causa da linguagem usada.

    Por exemplo, eu gostaria de incluir um RSS no meu Blog, mas ainda não encontrei nenhum site que explique passo-a-passo como fazer.

    As pessoas não querem rodar as engrenagens, elas preferem só apertar os botões. Esse tem sido o problema da RSS. Vamos torcer para que novos formatos democratizarem essa tecnologia maravilhosa.

    Isso me lembra a entrevista recente do Ted Nelson ao Roda Viva dizendo que o que falta à Internet hoje é ser tão intuitiva quanto um extintor de incêndio: mesmo que você nunca tenha usado um, ele vai funcionar intuitivamente quando você precisar.

    Marcelo,

    Você poderia mandar o convite do Wasabi para mim? Muito obrigado! =D

    Abraços,
    Giovanni

  10. Marcelo Terça-Nada! disse:

    Giovanni,
    Enviei o convite do Wasabi…

    Quando vc fala que quer incluir um RSS no seu blog você se refere a:
    – colocar as notícias de um outro site no seu blog via RSS (parecido com a página Vizinhos aqui do Vírgula-imagem)?
    – ou quer disponibilizar os textos do seu blog via RSS?

    Mande o endereço do seu blog para ver como ajudar.

    Abraços,
    Marcelo

  11. Giovanni Gigliozzi disse:

    Marcelo,

    Você é muito generoso em oferecer ajuda. Eu fucei mais um pouco e descobri o FeedBurner e com ele consegui disponibilizar os Feeds do meu Blog. =D

    Para quem não conhece, é um site regular. Os recursos são bons, mas a organização é péssima. Sobretudo se você tenta usar a versão traduzida para o português. Usei em inglês, mas quem só lê português pode encontrar dificuldades.

    Por exemplo: a opção de atualizações por email apareceu uma hora e depois simplesmente desapareceu do site! Eu queria instalar no blog, mas vou ter que esperar.

    Agora, o contador eu não achei mesmo. Este que você usa no seu blog. Você poderia me indicar onde está?

    Para as estatísticas ocultas estou usando o Analytics do Google. Muito completo e prático! Provavelmente você já conheça, mas fica a dica…

    Aliás, recebi seu convite do Wasabi! Muito obrigado! =D

    Abraços!

  12. Marcelo Terça-Nada! disse:

    O feedburner tem muitos recursos interessantes. Para usar o contador, vá em Publicar>FeedCount. Você escolhe as cores do seu contador de assinantes e o Feedburner vai gerar um html para vc colocar no template do seu blog. Para cada recurso do Feedburner vc tem sempre que clicar em “Ativar” e se fizer alguma modificação, clicar em “Salvar”

    A opção de assinar por email é muito legal, pois muitas pessoas ainda não usam leitores de RSS.

    Abraços,
    Marcelo

  13. Marcelo disse:

    Até hoje recebo emails perguntando o que é feed e a página que explica o que é recebe mais de 20 visitas por dia! :) Abraço

  14. Rodrigo disse:

    Olá Marcelo,

    Minha dúvida é com relação a inserção de notícias em rss liberadas por outros sites… gostaria de saber se há possibilidade de fazer com que essas notícias apareçam no site que eu estou desenvolvendo….

    Até tenho um leitor que funciona muito bem na minha máquina, mas queria disponibilizar as notícias liberadas pelo site do uol por exemplo, nos navegadores dos visitantes do meu site…

    esta é minha dúvida… se puder me dar algumas dicas ficarei agradecido…

    valew…

    T+

  15. Emanuel S. disse:

    Obrigado pela dica do Firefox RSS, era o que eu estava precisando.!
    Uso muito o firefox no meu dia a dia… Parabens…

  16. Adriano disse:

    Boa dica, vou testar o ‘feedreader’.
    Cansei do Netvibes Marcelo, aquela tela de login todo dia me enche a paciência, rsrs.

    Abraço

  17. Luciana disse:

    Boa tarde, Marcelo!

    Estava muito querendo aprender sobre RSS e achei esta página, que está esclarecendo muitas dúvidas! Obrigada pelas dicas!
    Lendo os post, há um comentário sobre o Wasabi, vc pode me passar o endereco/convite??

    Obrigada!

    Abracos,

    Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *