Espaços Colaterais: lançamento do livro

Lotes vagos tornados temporariamente espaços públicos, espetáculos teatrais em palafitas esquecidas, mobiliário escolar fabricado com engradados plásticos industriais, portal transversal para renovação urbana, próteses arquitetônicas para habitações precárias, estacionamentos centrais reconfigurados como lugares de pernoite, incorporações imobiliárias que redesenham favelas vizinhas, cartografias subjetivas para intervenções mínimas, praça pública “customizada” por moradores locais, edifício-piloto para experiência de gestão prisional, baixios de viadutos como laboratórios de reprogramação urbana, equipamentos solidários para vendedores ambulantes, ambientes digitais para auto-gestão em mutirão, extensão universitária dentro de assentamentos informais, empreendimento abandonado como possiblidade de coexistência e emancipação política.

O Lançamento do livro “Espaços Colaterais” será dia 6 de setembro de 2008  em Belo Horizonte, Brasil. Veja a programação do lançamento:

Às 10h30
Apresentação do livro pelos organizadores Alexandre Campos, Carlos Teixeira, Renata Marquez e Wellington Cançado. Intervenções críticas de Marcos Hill, Rita Velloso e Silke Kapp. Debate com os colaboradores e demais presentes.
Local
Galeria Celma Albuquerque
R. Antônio de Albuquerque, 885

Às 12h00
Coquetel e venda do livro
Local
Café com Letras
R. Antônio de Albuquerque, 781 Savassi
Belo Horizonte, MG
(um endereço fica a um quarteirão do outro)

Sobre o livro

O livro Espaços Colaterais é o registro incompleto de um projeto concebido como uma intervenção sobre os “cânones” vigentes na produção arquitetônica atual.

Um projeto encarado como uma investigação indispensável à atualização dos repertórios e procedimentos de ação nas cidades brasileiras e seus rebatimentos possíveis na formação de futuros arquitetos.

Um projeto entendido como um espaço colaborativo e um dispositivo experimental de infiltração de versões arquitetônicas não hegemônicas na rotina diária de habitantes e equipamentos urbanos.

Um projeto que propôs a construção de uma agenda arquitetônica coletiva organizando um seminário público, editando e distribuindo jornais gratuitos e postais informativos, concebendo e produzindo uma série de vídeos curtos para veiculação em TV pública, desenhando e organizando uma exposição itinerante que durante quase 6 meses freqüentou restaurante popular, centro cultural, biblioteca pública, terminal rodoviário e estação de metrô.

Um projeto dedicado à descoberta, à sistematização, à exposição e à disseminação de práticas – de arquitetos, escritórios, escolas de arquitetura, coletivos independentes, ONG’s, secretarias de planejamento, etc – que transversalmente expandem os limites tradicionais da disciplina, negociam o alcance social e a relevância cultural da arquitetura e reposicionam o arquiteto no cenário político contemporâneo. Espaços que re-articulam os modos de produção e gestão do espaço cotidiano e re-inventam as relações entre os sujeitos e o ambiente.

Ficha técnica
Espaços Colaterais/Collateral Spaces
Alexandre Campos, Carlos M. Teixeira, Renata Marquez e Wellington Cançado[organizadores].
Belo Horizonte: InstitutoCidadesCriativas/ICC
Português/Inglês, 2008, 312p.
ISBN978-85-61659-00-4

Mais informações: collateralspaces@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *